quinta-feira, 26 de abril de 2012

Garota JESCA 2012

Na terça-feira, dia 17 de abril, aconteceu no Ginásio Melão a abertura do JESCA 2012 (Jogos Estudantis Municipais) com o concurso para a escolha da Garota JESCA 2012 nas suas diferentes modalidades: petiz, mirim, infantil e juvenil.
Nossa escola participou em três categorias com nossas lindas alunas que, embora não tenham sido eleitas, fizeram um bonito e empolgante desfile (a torcida ficou animadíssima):

Natally Rochembach, Turma 41 (Petiz)
Dyandra da Costa Simões, Turma 77 (Infantil)
Alindanir de Melo Alves, Turma 81 (Juvenil)

Deixamos aqui um agradecimento especial à professora Oziane de Lima Ferreira (Ed.Física) por organizar as candidatas e a torcida da escola junto com as colegas professoras do turno da tarde.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Projeto Grafite 2012


O Projeto Oficina de Grafite, coordenado pelas professoras Luciane Osório e Mariana Freitas, terá sua segunda edição em 2012. Dessa vez, a pintura será na lateral do muro interno da escola (ao lado do muro pintado em 2011).

Será lançado nos próximos dias um concurso entre os alunos das séries/anos finais da escola para selecionar o desenho-modelo que dará origem à pintura. O tema será "O conhecimento através da Arte", onde a composição deverá abordar, através da arte, as diferentes áreas de conhecimento presentes na escola (Matemática, Língua Portuguesa e Estrangeira, Ciências, Ens.Religioso, História, Ed.Artística, Geografia e Ed.Física) e sua importância na vida das pessoas.

O Regulamento do Concurso ficará disponível nos murais e secretaria  da escola. As inscrições vão de 23 de abril a 04 de maio, na secretaria.
Após o resultado do concurso, uma equipe de alunos coordenada pelas professoras do projeto dará início à pintura no muro. Essa atividade está prevista para o período de maio a setembro de 2012, contando com dois encontros semanais (uma manhã e uma tarde).

Em breve mandamos notícias do andamento!

Reflexão de Sábado

No último sábado letivo, dia 14 de abril, tivemos um momento de reflexão muito especial com a presença do Padre Rudinei Lasch, que conversou sobre os valores humanos, o entusiasmo na vida e a motivação para transformar nosso potencial em realidade.

Independente da crença dos alunos e professores, o encontro tratou fundamentalmente de questões humanas que todos nós vivenciamos: a luta da acomodação x vontade de se superar e superar a condição de vida em que se vive; a dificuldade de aceitar mudanças x a necessidade de abrir os horizontes para alcançar a felicidade e a realização;  a importância da fé no nosso potencial para nos transformarmos em pessoas melhores e mais felizes, entre outras questões.





O encontro faz parte do nosso projeto "Saúde Pública: Direito de Todos", coordenado pelas professoras Ana Lúcia Madrid e Daniela Evangelho. A atividade durou uma hora e foi uma parte muito agradável da nossa manhã de aulas. 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Manifestação dos Professores Municipais

Na manhã de quarta-feira, 18 de abril, os professores das escolas municipais de Caçapava do Sul realizaram uma manifestação em frente à prefeitura, protestando pacificamente contra o descumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional do magistério por parte da administração municipal.

Professores deram aula até às 10h da manhã e foram para a manifestação

No fim de março, o prefeito havia anunciado que pagaria o piso salarial, como manda a Lei Nacional. Porém, dias depois, voltou atrás alegando que isso ultrapassaria o limite com a folha de pagamento, decisão que gerou descontentamento por parte dos professores e Sindicato.

A manifestação de hoje buscou pressionar o governo a encontrar uma solução que viabilize o cumprimento da lei, que é um direito do magistério.

Como o Prefeito estava ausente, a Secretária de Educação Kátia Linhares recebeu os representantes dos professores e informou que ainda não foi encontrada uma solução para o problema. O Sindicato concedeu o prazo de até 10 de maio para que isso aconteça. Se nada for resolvido, os professores farão outra assembléia geral para definir os próximos passos da categoria.

Reunião sobre Violência Sexual



No dia 11 de abril, os professores do diurno (manhã e tarde) tiveram reunião com profissionais do CRAS/CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) sobre o tema da violência sexual e outras formas de violência contra crianças e adolescentes.

A psicóloga Aline da Silva Beltrame e a assistente social Lea Macedo trataram de alguns aspectos que auxiliam no reconhecimento das vítimas de abuso; a frequência com que ocorrem tais crimes; o papel da escola na mediação entre a criança e a família ou entre a criança e o CREAS; de que modo tratar esse assunto delicado no âmbito escolar, não ignorando o problema mas ao mesmo tempo não expondo a criança; como trabalhar com essa criança na sala de aula, exigindo responsabilidades ao mesmo tempo em que se compreende os possíveis prejuízos no seu rendimento escolar; entre outros aspectos.






Os professores e professoras gostaram muito da atividade e saíram com inquietude e vontade de ajudar, como era o objetivo das especialistas do CREAS. Ficou no ar uma vontade de aprofundar mais o assunto, principalmente no que se refere a "como identificar casos de violência" e "como ajudar essas crianças na escola". 


Se você souber de casos de atos graves de violência contra criança, denuncie:
CRAS: (55) 3281-5738 ou simplesmente disque 100 (serviço nacional). Esses órgãos garantem o sigilo da sua denúncia.

Eleições: CPM e Conselho Escolar

A eleição do Círculo de Pais e Mestres (CPM) e do Conselho Escolar (CE) aconteceu no dia 30 de abril. A votação, que incluiu os três turnos da escola, elegeu a chapa única de cada modalidade.

Professora Paula Fernandes, presidente eleita do Conselho Escolar, no dia da votação

A posse do CPM ocorreu no dia 04 de abril e a do Conselho Escolar acontecerá nos próximos dias.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Festa de Páscoa da Educação Infantil

No dia 04 de abril, as turmas de Educação Infantil dos turnos da manhã (A1 e A2) e da tarde (B1 e B2) realizaram a sua tradicional Festa de Páscoa. Os alunos preparam-se a semana toda com trabalhos, máscaras e orelhas de coelho para o grande dia. As professoras também trabalharam o verdadeiro significado da Páscoa com os alunos.

As mães enviaram pratos deliciosos para a festinha. No final da festividade as professoras saíram com os alunos para dar uma voltinha e ver se avistavam o coelhinho. Não obtendo êxito no passeio, ao retornar para a sala uma surpresa: o coelhinho tinha estado na sala na nossa ausência e deixou algumas guloseimas de presente. Vejam as fotos:














Celebração da Páscoa

Tivemos uma atividade especial de Páscoa no dia 09 de abril, que contou com a apresentação musical do professor João Clésio e a apresentação de dança do grupo coordenado pela professora Liane (alunos Luiz Fernando, Graziela, Alindanir...):


Aniversário da Káthia!

No dia 08 de abril, nossa diretora Káthia Gai Dias estava de aniversário (junto com a Páscoa!). A festa com os colegas da escola aconteceu no dia 09, segunda-feira.


 

Káthia, desejamos muita felicidade neste ano que está iniciando para ti! Parabéns!

Oficina de Violão 2012

O Projeto Oficina de Violão, coordenado pelo professor João Clésio Pereira, está com toda a corda em 2012! Confira alguns dos nossos jovens músicos.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Feliz Páscoa!

A NSG deseja uma Feliz Páscoa, onde a verdadeira VIDA possa nascer e renascer nos corações de todos!

A época de Páscoa marca universalmente a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte

Para os antigos povos europeus, há 5 mil anos, essa época mágica representava o renascimento da Primavera (vida) após o devastador período de inverno (morte). A partir desse momento (Equinócio de 21 de março), a terra voltava a expressar fertilidade (como as lebres, os ovos e a Deusa Oster) e a paisagem tornava-se exuberante nas formas e cores. No terreno da natureza, era a vitória da vida sobre a morte, do bem sobre o mal!

Para os Judeus, a Páscoa (chamada Pessach = passagem), simboliza a passagem do anjo da morte sobre as casas egípcias (morte dos primogênitos), poupando, no entanto, os filhos de Israel. Este fato levou o Faraó a libertar este povo sob liderança de Moisés para sua peregrinação (passagem) à Terra Prometida (Êxodo). No terreno da devoção, era a vitória do bem sobre o mal, da liberdade sobre a escravidão, da vida sobre a morte

Para os Cristãos, a Páscoa simboliza a passagem de Cristo do mundo material ao Reino Espiritual. Depois de ser condenado por seus perseguidores e morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias até sua ressurreição (triunfo). É o dia santo mais importante da religião cristã. Sua ressurreição significa a vitória da vida sobre a morte, da liberdade sobre a prisão, do bem sobre o mal, do espírito sobre a matéria!