segunda-feira, 25 de abril de 2011

Projeto Grafite

Nesse primeiro bimestre de aulas acontece o Projeto Grafite, sob orientação das professoras Luciane Osório e Mariana Freitas. 

O Grafite é uma manifestação artística realizada em espaços públicos, geralmente cobrindo muros e paredes da cidade. Diferente da pichação (considerado vandalismo por desrespeitar o patrimônio público e privado), o Grafite busca contribuir para o ambiente público, criando um espaço de expressão com finalidade estética e reflexiva. Por esse motivo, é um excelente meio para o trabalho com Arte na escola, como podemos ver nas imagens da professora Lislaine Cansi, que trabalha com projetos envolvendo Grafite em Imbé-RS:


Aqui na escola, as atividades do projeto são realizadas com um grupo de alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental no turno inverso (tarde). Na primeira etapa, conhecemos um pouco mais sobre a história do Grafite,  conversamos sobre algumas imagens e sobre a mensagem que nosso projeto deveria expressar.


A segunda etapa, em andamento, é a de coleta de materiais para referência, criação de esboços, desenvolvimento dos projetos visuais e composição do desenho final coletivo. 




A última etapa (prevista para a primeira metade de maio/2011) será o desenho e a pintura do muro do pátio da escola.

A pintura no muro terá temática ecológica. O Projeto de Grafite é uma das atividades de um projeto mais amplo da escola, chamado "A Terra é a nossa casa", que trata do tema da Campanha da Fraternidade 2011 e é coordenado pelas professoras Daniela Evangelho e Ana Lúcia Madrid. 

Em breve mandamos mais notícias do desenvolvimento do projeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário