quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sai o primeiro APRENDIZ

O Jornal da escola, que faz parte do projeto de Mídias na Gestão Escolar está lançando seu primeiro número com o apoio da URCAMP de Caçapava do Sul, a todos os que nos apoiaram nesta etapa muito obrigado.


           PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA

01/09 – Abertura das atividades da semana da pátria, apresentação de alunos da turma 62, com o professor João Clésio.
Foi tocado o hino nacional em solo de violão e logo após entoado o hino nacional e hasteada a bandeira nacional pela comunidade escolar, logo após foi feita a representação de um texto sobre a Independência do Brasil por alunos da escola.

02/09 – Hasteamento da bandeira na escola e abertura do CONATI (Concurso Artístico Nativista) no CTG Sentinela dos Cerros.
Guarda da pira com alunos de sétimas e oitavas séries.

03/09 – Hora cívica, na escola, com diversas atividades relativas à semana da pátria organizadas por professores e alunos da escola.


APRENDIZ nº1
Jornal da E. M. E. F. Nossa Senhora das Graças



NOSSA ESCOLA

     A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças está localizada na rua Luiz Coelho Leal, nº 814, na cidade de Caçapava do Sul, é a maior escola do município e é a única sob gestão municipal que tem séries finais do ensino fundamental e EJA, atende 758 alunos, nos três turnos, tendo na parte da manhã uma turma de pré-escola e alunos da 5ª (sexto ano) até a 8ª série, na parte da tarde tem alunos de 1º a 5º ano, e na parte da noite atende turmas de EJA. A escola foi criada com o decreto nº 86/80 de 01 de março de 1964 e tem portaria de autorização nº938 de 14 de janeiro de 1983.
Trabalhamos com diversos projetos na área cultural como Grupo Ecológico, Oficina de Violão, Gincana de Matemática, CONATI e o tradicional FEMUC, temos projetos de taekwondo e na área de educação artística que envolvem teatro e pintura de murais com temas ecológicos, de combate às drogas e à violência.
A escola possui um blog http://escolamunicipalnsg.blogspot.com e o e-mail emefnsg@gmail.com que pode ser usado para entrar em contato com a secretaria da escola.
Nossa escola foi pintada recentemente e é uma solicitação da equipe diretiva, dos professores e funcionários da escola que todos ajudem a cuidar do patrimônio e das dependências da escola que é do município de Caçapava do Sul, portanto, é de todos nós, cuide da sua e da nossa escola, mantenha o ambiente escolar limpo, ajude a cuidar da escola que também é sua.



OPINIÃO


Aluna: Valéria Studier – 8ªsérie /EJA

Há tempos atrás as relações entre pais e filhos eram mais rigorosas, porém havia mais respeito dos filhos para com os pais. Hoje em dia existe mais liberdade e os filhos não dependem tanto dos pais, tem opinião formada e escolhem cada vez “mais jovens”, seus próprios caminhos.


Aluno: Antoninho – 8ªsérie/ EJA

Há três décadas atrás meus pais moravam para fora, com meus avós em casas simples, sem luz elétrica, realizando serviços braçais, mas eram felizes, os relacionamentos eram bons, mas não existia a liberdade de hoje, os pais eram mais rígidos, a filha para namorar só após os dezoito anos, sempre na presença de algum familiar mais velho. Hoje é completamente diferente, as famílias tem internet e televisão. Os filhos têm toda a liberdade e na maioria não obedecem. Nos estudos nem todos aproveitam e muitas vezes se perdem nas drogas. Mas alguns valores permanecem como a religião, que ainda é muito importante.


Aluna: Joice Costa Brasil – EJA

Antes não podia quase nada, os filhos não tinham opinião própria, eram mais presos ,não podiam namorar e se namorassem tinham que casar e Deus que livrasse da separação, desmoralizava a família e acho que até fechavam as portas se acontecesse isso, mas tinha mais respeito. Hoje os pais são liberais, escutam os filhos, conversam, deixam que eles tenham opinião própria, só que talvez em função dos pais serem como amigos, alguns filhos deixam de respeitá-los. O respeito antigamente existia mais, agora vemos pais matando filhos e vice-versa, mas é claro


Aluno: Gustavo – turma 73

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Por exemplo, a cafeína, a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais.Em minha opinião a pessoa que usa droga está agredindo não só a si mesmo, mas também a toda a sociedade, por que o uso de drogas está sempre associado a alguma tragédia. Nós já tivemos muitos casos de mortes de pessoas inocentes por causa das drogas. Eu penso assim, porque muitos desses caras que traficam ou vendem drogas não são presos, enquanto pessoas que cometem crimes pequenos como roubar uma galinha para dar dê comer para seus filhos mofam na cadeia, e caras perigosos vivem tranquilamente pelas cidades.
Eu acho que para diminuir o uso de drogas deveríamos ter mais incentivo para o esporte, não só para
crianças, mas também para adolescentes e adultos.


PARCEIROS DA ESCOLA

No dia 18 de agosto o Lyons Clube de Caçapava do Sul fez exame de vista, nas crianças da escola para detectar a necessidade do uso de óculos, esta entidade faz doações de óculos para crianças carentes da nossa escola.


DESCOBRINDO TALENTOS

Eu Sou do Sul         (Compositor: Elton Saldanha)
Tom: G           
  D
eu sou do sul
                           Bm
é só olhar para ver que eu sou do sul
                     G       D/F#     Em
A minha terra tem o céu azul
             A7
é só olhar e ver
   F#7                       G                      Em                        
Nascido entre a poesia e o arado,a gente lida como gado e cuida da plantação A7
   F#7                       G                 Em        A7                D   A7
A minha gente que veio da guerra cuida desta terra como quem cuida o coração
  D
eu sou do sul
                           Bm
é só olhar para ver que eu sou do sul
                     G       D/F#     Em
A minha terra tem o céu azul
             A7
é só olhar e ver F#7                       
 G               Em                       A7
Você que nao conhece meu estado ta convidado a ser feliz neste lugar F#7                       
G                 Em                    A7              D  Am
A serra te da vinho,o litoral te dá carinho O Guaíba te dá um por-de-sol lá na capital
  D
eu sou do sul  
                        Bm
é só olhar para ver que eu sou do sul
                     G       D/F#     Em
A minha terra tem o céu azul
             A7
é só olhar e ver
     F#7                     G
na fronteira é los ermanos,prenda,cavalo e canha
 
Em                      A7
Viver lá na campanha é bom demais
         F#7                    G
Que um santo missioneiro te acompanhe, companheiro
     Em                A7              D  A7
Se puder vem lavar a alma no rio Uruguai
 D
eu sou do sul
                           Bm
È só olhar para ver que eu sou do sul
                     G       D/F#     Em
A minha terra tem o céu azul
             A7
 
È só olhar e ver.
 
      Se você toca ou canta pode ensaiar esta música e se apresentar em eventos da escola, sua apresentação será colocada no blog da escola.


             HORÓSCOPO           
                                                                                                                                                                
Sagitário – Você que é do signo de sagitário deve evitar confusões na sala de aula, preste atenção na aula, não adianta rezar na ora da prova para tirar nota boa, Deus ajuda a quem estuda. No lado sentimental a coisa não está boa, se você repetir de ano novamente aquela pessoa que você gosta vai embora da escola e você fica.
Por falar em escola a nossa escola foi pintada bem na cor do seu signo, ajude a cuidar para que ela continue bonita.


CANTINHO DA POESIA

Este espaço será dedicado à poesia, divulgando as obras de poetas brasileiros e de alunos da escola, neste primeiro número temos um poema de Mário Quintana.

“Quando eu for, um dia desses,
Poeira ou folha levada
No vento da madrugada,
Serei um pouco do nada
Invisível, delicioso

Que faz com que o teu ar
Pareça mais um olhar,
Suave mistério amoroso,
Cidade de meu andar
(Deste já tão longo andar!)

E talvez de meu repouso..."


PROFESSORES DO EJA X LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

A Equipe diretiva oportunizou aos professores do EJA uma reunião de cunho exploratório no Laboratório de Informática da escola, para que os mesmos pudessem se apropriar do uso do computador e consequentemente da internet como instrumentos facilitadores da aprendizagem. O momento foi de interação, troca de idéias e pesquisa. É fato que quando falamos em tecnologia a serviço da comunidade escolar imediatamente visualizamos nossos alunos interagindo com essa nova ferramenta, mas é importante que os educadores tenham conhecimento de todas as possibilidades que a mídia oferece para melhor fazer a conexão com os conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário