quinta-feira, 5 de abril de 2012

Feliz Páscoa!

A NSG deseja uma Feliz Páscoa, onde a verdadeira VIDA possa nascer e renascer nos corações de todos!

A época de Páscoa marca universalmente a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte

Para os antigos povos europeus, há 5 mil anos, essa época mágica representava o renascimento da Primavera (vida) após o devastador período de inverno (morte). A partir desse momento (Equinócio de 21 de março), a terra voltava a expressar fertilidade (como as lebres, os ovos e a Deusa Oster) e a paisagem tornava-se exuberante nas formas e cores. No terreno da natureza, era a vitória da vida sobre a morte, do bem sobre o mal!

Para os Judeus, a Páscoa (chamada Pessach = passagem), simboliza a passagem do anjo da morte sobre as casas egípcias (morte dos primogênitos), poupando, no entanto, os filhos de Israel. Este fato levou o Faraó a libertar este povo sob liderança de Moisés para sua peregrinação (passagem) à Terra Prometida (Êxodo). No terreno da devoção, era a vitória do bem sobre o mal, da liberdade sobre a escravidão, da vida sobre a morte

Para os Cristãos, a Páscoa simboliza a passagem de Cristo do mundo material ao Reino Espiritual. Depois de ser condenado por seus perseguidores e morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias até sua ressurreição (triunfo). É o dia santo mais importante da religião cristã. Sua ressurreição significa a vitória da vida sobre a morte, da liberdade sobre a prisão, do bem sobre o mal, do espírito sobre a matéria!



Na China, acontece o Festival QingMing, "Culto aos Antepassados e Celebração da Primavera", um evento de tristeza e alegria, onde as pessoas prestam homenagens nos túmulos de seus familiares (morte) ao mesmo tempo em que se alegram com as primeiras manifestações da primavera (vida). Mais uma manifestação da vitória da vida sobre a morte, da esperança sobre o desespero, da alegria sobre a tristeza!


Na Índia, é época do Holi Festival, o "Festival das Cores", evento em que as pessoas se pintam com pigmentos coloridos e celebram junto à fogueiras a história milenar de Prahlad, o devoto do Senhor Krishna (Deus Hindu). Prahlad era filho do vaidoso rei Hiranyakashyap, que desejava que todos em seu reino o venerassem. Mas Prahlad, seu próprio filho, adorava a Krishna. Então o rei tramou a morte do filho com ajuda de sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar. Ela entraria em uma fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo. Holika aceitou mas se deu mal, pois seu poder de enfrentar o fogo foi anulado quando ela entrou na fogueira acompanhada de outra pessoa. Krishna reconheceu a bondade e devoção de Prahlad e o salvou. O festival, portanto, celebra o  triunfo da devoção, a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte!


Em todos os cantos do mundo, em diferentes tempos, sob diferentes histórias e imagens, a humanidade celebra um MESMO IDEAL, um mesmo PRINCÍPIO, uma mesma VERDADE: o triunfo do bem sobre o mal; a vitória da vida sobre a morte



Na nossa cultura e em algumas outras, o coelho (como a lebre) simboliza a fertilidade e o ovo simboliza a vida. 
O costume de presentear com ovos na Páscoa é milenar e nasceu na Europa durante as Festas de Primavera. O Ucranianos os chamavam Pêssankas. Eram pintados à mão com simbolismos da natureza e devocionais. Com o passar do tempo, os ovos passaram a ser preenchidos com doces. Alguns séculos atrás, os franceses passaram a rechear cascas de ovos de galinha com chocolate. E só no fim do século XIX os ovos passaram a ser feitos somente de chocolate.


Aqui na NSG, nossas turmas de 7º ano fizeram um lindo trabalho de criação de Pêssankas:
pêssankas: ovos pintados (tradição milenar)

 

FELIZ PÁSCOA... PESSACH... PASSAGEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário